domingo, fevereiro 26, 2006

Record Pessoal - Cascais 20Kms


À oitava semana saiu um record pessoal.

A "20Kms de Cascais" é uma prova que muito aprecio. Gosto particularmente do local onde se realiza e do momento do ano em que acontece. Este ano tinha um atractivo especial, pois adquiria forma de teste no meu planeamento. Parti para ela com o objectivo de correr para 3'50/km, a um ritmo que me permitisse algum conforto. Alguns atrasos iniciais levaram-me a não aquecer mais do que 5', ou seja, quase nada! As coisas não estavam a começar muito bem...

Dado o tiro de partida, com um pequeno atraso inabitual nestas andanças, lá penei durante os 2 primeiros quilómetros, até atingir o necessário equilíbrio, que me permitisse levar a bom porto esta tarefa.
Conheço bem aquela zona, pois pedalo por lá com alguma frequência. Sabia que estava vento, um vento incomodativo que poderia fazer estragos no troço, de cerca de 7 Kms, que nos levaria quase até ao Guincho. Obedecendo a esta estratégia fiz um pequeno forcing que me permitiu encaixar num grupo de 7 unidades, o qual me parecia animado de um andamento vivo, mas ao meu alcance. Segui com eles, resguardado no meio do pelotão, mantendo um bom andamento, estratégia que se veio a revelar acertada. Logo após o retorno, agora com vento pelas costas, abriram-se as hostilidades. Os que mais cedo pagaram forma aqueles que mais haviam puxado pelo grupo. Não há milagres!

Eu fui o último a descolar, perdendo cerca de 10m para o atleta que me antecedia. Continuava a fazer quilómetros na casa dos 3'30"/3'40" e ao chegar ao Km 17 acerquei-me, de novo, daquele que me tinha descolado. Inicávamos a subida do Farol da Guia; sentia-me bastante bem e forcei o andamento. Desta vez, os papéis inverteram-se e foi ele quem ficou para trás. Até à meta restavam agora 2Kms, os quais foram cumpridos sem grandes alterações de ritmo.

No final um registo de 1h13'51 (3'41"/Km, para uma FCMédia de 177ppm) que me encheu de satisfação, especialmente, por ter ficado com a sensação que teria ainda margem, ainda que ligeira, para aumentar o andamento.

A próxima prova será na Lezíria, integrada num treino longo, na qual os andamentos serão, seguramente, mais comedidos.

domingo, fevereiro 19, 2006

Brutal - semana 7 de 14


Olhar a cada semana para a folha do planeamento começa a provocar-me suores frios!
Imaginar as sensações decorrentes dos treinos de intensidade ou das sessões longas desperta um leque de sensações contraditórias: o não querer sofrer, mas o saber que se as concretizar estarei cada vez mais forte.

O treino começa agora a fazer alguma mossa e a deixar fadiga acumulada. Acresce o facto de continuar a fazer 4 sessões semanais de natação que, também elas, vão acumulando carga. Em suma: estou roto!

Hoje fiz aquela que foi, até hoje, a minha mais longa sessão de corrida. Foram 2h21', 30 Kms, com umas incursões na intensidade que será o meu objectivo em termos de ritmo de prova e que, comummente, se designa por "Marathon Pace". Como se não bastasse a dificuldade intrínseca da sessão, as condições meteorológicas apresentavam-se muitos agrestes: chuva, vento com rajadas que chegaram aos 50Km/h e frio (12ºC).

Cheguei a esta sessão bastante carregado. No corpo ainda havia resíduos da prova de Domingo passado, do treino de Limiar Anaeróbio de quarta-feira, da sessão longa de sexta, e dos bi-diários a que a natação obriga.

Mas, o importante é que cumpri o objectivo com vitalidade suficiente para estar aqui a teclar, dando-vos conta das mais recentes sensações. Eu prefiro sofrer agora e no dia 09 de Abril, ser um daqueles que está bem preparado para a empresa a que se vai propôr.

Continuemos! A semana que vem será ainda mais dura!

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

"Fully recovered" - semana 6 de 14

Depois de 4 semanas a debelar lesões e sinusites chegava a hora de avaliar o meu real estado e as consequências do condicionamento do treino a que tive de me submeter.

Assim, conforme o planeado participei no Grande Prémio Atlântico que decorreu na Costa da Caparica. Foi momento de revisitar este local, o qual há uns anos atrás era o meu destino prioritário, nos dias de Verão de estudante em férias. De facto, aquilo que era uma simples vila de pescadores, com ocupação sazonal, surge agora como cidade de praia, à beira-mar plantada, na qual a implementação do Programa POLIS procura reduzir algum do impacte negativo do betão.

Mas vamos à prova... Parti com o objectivo de correr para 3'45"/Km. Sabia que se o conseguisse seria sinal de que o condicionamento de 4 semanas não tinha tido reflexos negativos na preparação. Sabia também que, muito dificilmente, conseguiria andamentos mais rápidos, pois havia muito que não carregava umas séries com andamento decente.

Depois de 30' de aquecimento lá me fiz à partida saindo, privilegiadamente, dos lugares da frente. Encaixei no meu ritmo, à roda dos 3'40"/Km e lá fui andando, passando uns quantos competidores. Só mesmo no último quilómetro fui apanhado por um grupo de três elementos que já havia, anteriormente, deixado para trás. A aceleração junto à meta foi uma realidade e o bom-senso aconselhou a não entrar em sprints, pelo que acabaram por me ganhar cerca de 2" ou 3". No final 37'06" correspondendo ao 35º lugar em 943 terminadores.

Nota final de destaque para o Paulo Lamego, meu amigo e companheiro de equipa de Triatlo, que está uma autêntica "fera voadora", para o Frederico Jacob, homem do Ironman e meu parceiro ocasional de pedaleio, que também está a correr que se farta e para a fantástica Sandra Isabelinha, minha antiga colega de Faculdade, que "malhou", aos 41 anos, o segundo lugar absoluto nas senhoras com 41'23".

O próximo teste de fogo está marcado para Cascais... 20Kms.

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Só faltava mais esta!!!!



Ainda há uns "posts" atrás escrevia que estava na boa, à medida que a carga ia aumentando, e agora parece que tudo me apoquenta. Já foi mau ter-me lesionado, mas pior mesmo foi diagnosticarem-me mal a lesão. Tratou-se de uma ruptura muscular e não de uma contractura, pelo que andei 15 dias a perder tempo, a ter dor e a treinar condicionado. Imaginem o que é massajar um ruptura como se estivesse a desfazer uma contractura...
Felizmente, com o tratamento adequado a coisa parece sarada de vez. Contudo, chega agora a vez de uma constipação com um forte ataque de sinusite. Teimoso, resolvi mesmo cumprir o planeado para Domingo, e lá malhei as 2h de corrida da praxe. Claro que não podia dar bom resultado, pelo que acabei com febre, sem cumprir as intensidades previstas e a ter de recorrer aos anti-gripais para me tentar restabelecer rapidamente. Entro agora na minha sexta semana, uma semana de regeneração, a queimar 3 sessões. Não que me sinta cansado, mas preciso mesmo de recuperar destas maleitas que me desmolarizaram nos últimos dias. Mas quando temos um objectivo lutamos por ele. O meu é estar na linha de partida da Maratona de Paris no próximo dia 09 de Abril e cruzar a linha de chegada 2h48' mais tarde. E é assim que vai ser... pelo menos farei tudo o possível para que seja!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?