domingo, fevereiro 26, 2006

Record Pessoal - Cascais 20Kms


À oitava semana saiu um record pessoal.

A "20Kms de Cascais" é uma prova que muito aprecio. Gosto particularmente do local onde se realiza e do momento do ano em que acontece. Este ano tinha um atractivo especial, pois adquiria forma de teste no meu planeamento. Parti para ela com o objectivo de correr para 3'50/km, a um ritmo que me permitisse algum conforto. Alguns atrasos iniciais levaram-me a não aquecer mais do que 5', ou seja, quase nada! As coisas não estavam a começar muito bem...

Dado o tiro de partida, com um pequeno atraso inabitual nestas andanças, lá penei durante os 2 primeiros quilómetros, até atingir o necessário equilíbrio, que me permitisse levar a bom porto esta tarefa.
Conheço bem aquela zona, pois pedalo por lá com alguma frequência. Sabia que estava vento, um vento incomodativo que poderia fazer estragos no troço, de cerca de 7 Kms, que nos levaria quase até ao Guincho. Obedecendo a esta estratégia fiz um pequeno forcing que me permitiu encaixar num grupo de 7 unidades, o qual me parecia animado de um andamento vivo, mas ao meu alcance. Segui com eles, resguardado no meio do pelotão, mantendo um bom andamento, estratégia que se veio a revelar acertada. Logo após o retorno, agora com vento pelas costas, abriram-se as hostilidades. Os que mais cedo pagaram forma aqueles que mais haviam puxado pelo grupo. Não há milagres!

Eu fui o último a descolar, perdendo cerca de 10m para o atleta que me antecedia. Continuava a fazer quilómetros na casa dos 3'30"/3'40" e ao chegar ao Km 17 acerquei-me, de novo, daquele que me tinha descolado. Inicávamos a subida do Farol da Guia; sentia-me bastante bem e forcei o andamento. Desta vez, os papéis inverteram-se e foi ele quem ficou para trás. Até à meta restavam agora 2Kms, os quais foram cumpridos sem grandes alterações de ritmo.

No final um registo de 1h13'51 (3'41"/Km, para uma FCMédia de 177ppm) que me encheu de satisfação, especialmente, por ter ficado com a sensação que teria ainda margem, ainda que ligeira, para aumentar o andamento.

A próxima prova será na Lezíria, integrada num treino longo, na qual os andamentos serão, seguramente, mais comedidos.

Comments:
Não há de facto milagres. Quem puxou até ao retorno, descolou logo a seguir. A prova começa ali.. nos 12 Kms. :-)
 
177ppm de média!??!

Não tens treinado?

Eu tive 49ppm de média, mas há que realçar que tb não fui à prova...

Parabéns pelo Recore!!!
 
Pois eu para não ter essa sensação que podia dar mais um bocadinho, é sempre a bombar do principio até estoirar. O negative Split que alguns gostam de fazer pra mim não dá.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?