sábado, janeiro 14, 2006

Semana 2 de 14... ainda na boa!

Conclui ontem a minha segunda semana das catorze de preparação inicialmente previstas. Para ontem estava reservado um longo, com 1h50', que realizei sempre debaixo de chuva intensa. Como a protecção adiposa se reduziu já, desde o início da preparação, o frio foi o meu principal inimigo. Também o facto de não ter levado água, nem tão pouco uma saqueta de gel tornaram a parte final um pouco mais penosa.

Continuo a sentir-me bastante bem e a conseguir cumprir o planeamento sem grandes dificuldades. Contudo, estou certo que, a curto prazo, as dificuldades irão começar e esta sensação passará a ser, apenas, uma recordação!

Nestas duas semanas as tarefas incidiram essencialmente no desenvolvimento da resistência de base, do limiar anaeróbio e da velocidade. A maior dificuldade que senti foi no encaixar a velocidade adequada para as séries que realizei. Isto talvez devido a alguma inexperência minha em determinado tipo de andamentos; as primeiras duas repetições acabavam sempre por ser demasiado rápidas, tendo de ajustar a velocidade para as restantes.

Este tipo de trabalho desenvolve-se com maior rigor, facilidade e segurança na pista. Assim, tenho-me dividido pela pista sintética azul do Belenenses e pelo tartan vermelho do Estádio Nacional. O trabalho na pista é algo que me agrada bastante, pois desafia-nos constantemente a entrar em intensidades superiores àquelas em que habitualmente trabalhamos. Dessa forma, o treino assume alguma variedade, tornando-se menos monótono e mais fácil de concretizar. Então se tivermos companhia com os mesmo objectivos, a coisa fica ainda mais facilitada.

O trabalho sai ainda facilitado pela tecnologia. A utilização do Polar 625X é um contributo precioso para o controlo do treino e para a sua análise posterior. De facto este modelo é uma opção bastante interessante, pois não só permite controlar parâmetros cardíacos e de velocidade durante a corrida, como possui interfaces para utilização com a bicicleta, determinado velocidade, cadência e potência. E como se tudo isto fosse pouco, comunica com um telemóvel da Nokia e com o computador através da porta infra-vermelhos.


Comments:
deixa-te de tretas e mete é Kms nessas pernas.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?